Zoneamento Econômico terá oficina participativa em Caxias
A Universidade de Caxias do Sul sediará na próxima terça feira (14) a primeira Oficina Participativa de Diagnóstico do projeto de Zoneamento Econômico do RS (ZEE-RS). O ZEE-RS é um instrumento de planejamento e ordenamento territorial capaz de viabilizar o desenvolvimento sustentável a partir da compatibilização de fatores econômicos, ambientais e sociais.

A Universidade de Caxias do Sul sediará na próxima terça feira (14) a primeira Oficina Participativa de Diagnóstico do projeto de Zoneamento Econômico do RS (ZEE-RS).  O ZEE-RS é um instrumento de planejamento e ordenamento territorial capaz de viabilizar o desenvolvimento sustentável a partir da compatibilização de fatores econômicos, ambientais e sociais.

Com a ajuda do ZEE, será possível definir políticas públicas, planos e programas para a articulação, entre regiões econômicas, quanto a melhor utilização de seus recursos naturais. O evento é inspirado na organização e formação dos Comitês de Bacias Hidrográficas (lei estadual 10.350/94) e estimula a representatividade da população em definições estratégicas e prioridades para as comunidades. As Oficinas de Diagnóstico são promovidas por categorias de participação.

O percentual de vagas é distribuído entre representantes dos setores produtivos 40%) que compreende comerciantes, prestadores de serviços, agricultores, industriários, toda e qualquer atividade econômica realizada na região, incluindo, federações, sindicatos; da sociedade civil organizada 30%) incluindo ONGs, OSCIPs, associações, conselhos, instituições de ensino, extensão, pesquisa e fóruns; e Poder Público (30%) com representantes do Executivo, Legislativo e Judiciário. A programação inicia às 9hs com apresentação de resultados da atividade de Diagnóstico do Projeto ZEE-RS. À tarde o plenário será dividido em grupos colaborativos que recolherão as percepções dos agentes regionais.

O encontro será realizado no Bloco J da Cidade Universitária, Rua Francisco Getúlio Vargas, 1130. As inscrições devem ser feitas com antecedência e o número de vagas é limitado. Para isso acessar https://doity.com.br/oficina-diagnostico-14-11-2017. Os eventos acontecem em várias regiões o Estado veja no link http://zee.rs.gov.br/oficinas-participativas/diagnostico/

Fonte: Sindimadeira RS