Meirelles diz na FIERGS que país vive novo ciclo de crescimento
O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, disse na sexta-feira (10), na FIERGS, que o País começa a mudar em função de uma agenda intensa de reformas estabelecida pelo governo. Para ele o Brasil saiu da recessão mais longa da história, iniciando um novo ciclo de crescimento sustentado, caracterizado por longa duração e baixa volatilidade.

O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, disse na sexta-feira (10), na FIERGS, que o País começa a mudar em função de uma agenda intensa de reformas estabelecida pelo governo. Para ele o Brasil saiu da recessão mais longa da história, iniciando um novo ciclo de crescimento sustentado, caracterizado por longa duração e baixa volatilidade. O ministro afirmou que a agenda determinada pelo governo inclui reformas estruturais (teto de gastos, reformas Trabalhista, da Previdência e Tributária) e microeconômicas (controle fiscal, redução do spread bancário, regulação setorial).

Meirelles admite que a manutenção de um crescimento sustentável do País só se dará com a aprovação das mudanças na Previdência e, se isso não for feito, os gastos públicos irão alcançar até 25% do PIB em 10 anos. Lembrou que as despesas públicas federais subiram de aproximadamente 10% no ano de 1991 para 19,9% no ano passado. Ainda, de acordo com Meirelles, o crescimento anual da economia brasileira poderá superar os 3,5% caso a reforma da Previdência seja aprovada e o teto de gastos mantido. Em relação ao RS o ministro ressaltou que após uma redução de 7,4% nos últimos três anos no PIB do Estado, o ano de 2017 dá mostras de retomada, com uma elevação ao ritmo de 2,7% até o segundo trimestre.

Para o presidente da FIERGS, Gilberto Porcello Petry, os primeiros sinais positivos começam a aparecer na economia do País e pediu que o governo federal sai com as mudanças propostas. Levantamento realizado na diretoria da FIERGS revelou que 30% dos segmentos fabris começam a apresentar sinais de melhoria depois de três anos de quedas consecutivas. Numa outra visão da mesma estatística, se percebe que acima de dois terços das atividades industriais ainda não conseguiram iniciar a recuperação, enfatizou Petry. Para a FIERGS a política econômica deve atender no mínimo, três pontos: criar condições para uma significativa elevação dos investimentos empresariais, em um ambiente simplificado e com um sistema tributário que não castigue quem produz; execução de programas de estímulo à competitividade e inovação, incentivando produtos de valor agregado; e uma estratégia coerente de internacionalização da economia. O SINDIMADEIRA RS aproveitou a participação do Ministro da Fazenda na FIERGS para entregar em mãos documento solicitando a Revisão do Decreto 8415/2015, que regulamenta os artigos 21 a 29 da Lei 3.043 de 13 de novembro de 2014, que versa sobre o Reintegra e a inclusão do pellet de madeira no Programa.

No aludido Decreto 8415/2015 estão relacionados os códigos TIPI contemplados no REINTEGRA. Necessitamos incluir a NCM 4401.31.00  utilizada na comercialização de pellets de madeira.  Na foto da esquerda para direita o Presidente da Fiergs Gilberto Porcello Petry, Serafim Quissini e o Ministro da Fazenda Henrique Meirelles.

Crédito fotos: Dudu Leal

Fonte: FIERGS/Sindimadeira RS