Novas Tecnologias ampliam combate à sonegação de impostos no RS
A Receita Estadual gaúcha atualizou os dados sobre o combate à sonegação de impostos no estado. O resultado foi um recorde de cobrança de R$ 2 bilhões no período de janeiro e outubro deste ano. O valor representa um aumento de quase 32% em relação ao mesmo período do ano passado.

Comparando com 2014, a recuperação de impostos sonegados chega a 65%. Para o governador José Ivo Sartori a cobrança desses recursos constitui obrigação do estado porque ajuda no equilíbrio das contas e ressaltou que o Rio Grande do Sul é um dos estados mais avançados no uso da tecnologia para auditoria fiscal. O investimento na plataforma digital Big Data, adquirida com recursos do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), um megassistema computadorizado que permite, em poucos segundos, que as informações sobre as empresas sejam analisadas pela Receita Estadual, é ferramenta que permite otimizar a cobrança, explicou o governador.

Para a efetividade do modelo implantado e alcançar o equilíbrio fiscal, além da tecnologia foi necessário aumentar pessoal qualificado, controlar os gastos públicos e combater de forma efetiva a sonegação, sustenta Sartori. O governador falou ainda sobre o programa Concorrência Leal, que levantou dados em mais de 20 municípios, com a finalidade de recuperar R$ 120 milhões em ICMS sonegado. Foram envolvidos 154 técnicos nessa operação. No primeiro trimestre de 2017, foram autuadas empresas que deviam ao todo  R$ 252 milhões ao Estado, concluiu.

Fonte: Imprensa Piratini