Lançada a cartilha eSocial do Sistema Indústria
Em janeiro de 2018 começa a valer o eSocial. Pensando nisso, a Confederação Nacional da Indústria (CNI), o Serviço Social da Indústria (SESI) e o Instituto Euvaldo Lodi (IEL), com o objetivo de apoiarem as indústrias brasileiras na melhor compreensão a respeito do funcionamento do eSocial, lançaram a Cartilha eSocial do Sistema Indústria.

Este documento busca esclarecer, entre diversas questões, as obrigações que serão substituídas pelo eSocial e a relação do programa com os processos da vida laboral, bem como com as condições ambientais do trabalho, em especial no que se refere às obrigações relacionadas à segurança e saúde no trabalho.

Com isso, as empresas poderão ter um panorama mais claro quanto ao esforço que precisarão fazer no sentido de adequarem seus processos de gestão ao eSocial.

O que é o eSocial. O Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial) é um projeto do Governo Federal, instituído pelo Decreto nº 8.373/2014, que unifica a forma pela qual todas as empresas, independentemente de seu porte ou de sua natureza jurídica, fornecem informações trabalhistas, previdenciárias, tributárias e fiscais relativas à contratação e utilização de mão de obra. Sua implantação ocorrerá a partir de janeiro de 2018.

Para ler a cartilha, acesse

Fonte: CNI