Sindimadeira
Brasil Estados Unidos Espanh
Bem-vindo ao site do Sindimadeira RS
Você está em:
Icone Links

Notícias

13/12
Distribuidores de energia lançam cartilha sobre tarifa branca
A Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica lançou nesta quarta-feira (6) de dezembro, cartilha explicativa com respostas para as dúvidas dos consumidores em relação à tarifa branca. A nova modalidade tarifária entrará em vigor em 1º de janeiro de 2018 e permite ao consumidor atendido em baixa tensão a oportunidade de pagar tarifas diferenciadas de acordo com a hora do dia, com valores menores fora do horário de pico de consumo, entre 19h e 21h.

A Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica  lançou nesta quarta-feira (6) de dezembro, cartilha explicativa  com respostas para as dúvidas dos consumidores em relação à tarifa branca. A nova modalidade tarifária entrará em vigor em 1º de janeiro de 2018 e permite ao consumidor atendido em baixa tensão a oportunidade de  pagar tarifas diferenciadas de acordo com a hora do dia, com valores menores fora do horário de pico de consumo, entre 19h e 21h.

A cartilha da Abradee estará disponível nas agências de atendimento ao público das distribuidoras. “Não é uma decisão simples, pois envolve cálculos e algumas estimativas do consumidor. A adesão é opcional e estará disponível no primeiro ano apenas para novas ligações e para unidades consumidoras com media anual de consumo superior a 500 kWh. Cabe alertar, porém para um possível desequilíbrio econômico-financeiro das distribuidoras pela variação nos valores faturados ao longo do mês. Em janeiro de 2019 poderão aderir consumidores com média anual de consumo maior que 250 kWh/mês, e, em 2020, a modalidade estará aberta a todas as unidades consumidoras. Na média, o consumo das famílias brasileiras é de 160 kWh/mês. A resolução da Agência Nacional de Energia Elétrica que regulamentou a tarifa branca considera o horário de ponta tradicional, que tem variações de acordo com a área de concessão das distribuidoras. Nos últimos anos, houve deslocamento do horário de maior consumo no país, em razão do aumento das temperaturas, mas como esse horário é estabelecido pela Aneel, a autarquia pode fazer alterações se houver necessidade.

A recomendação é que só devem aderir à tarifa branca consumidores que terão redução no valor pago, o que pode resultar em queda de receita das concessionárias e levar a um desequilíbrio. Há também, segundo ele, preocupação com a disponibilidade de medidores pelos fabricantes. As estatais são obrigadas por lei a contratar produtos e serviços por licitação, mas mesmo as empresas privadas têm tido dificuldade nessa contratação. Para ler a íntegra da cartilha acesse

https://drudu6g9smo13.cloudfront.net/wp-content/uploads/2017/12/TARIFA-BRANCA_2017_12_05.pdf

Fonte: ABRADEE


mensagem INFORMATIVO SEMANAL
Rua Ítalo Victor Bersani, 1134 - Caixa Postal: 1334 - Junto à CIC - CEP: 95050-520 - Caxias do Sul - RS
(54) 3228 1744 - 3025 6800 -