Luminária ganha design especial para mercado dos EUA
Com 33 anos de atuação, a Madelustre, associada ao SINDIMADEIRA-RS, é uma empresa gaúcha que atende o mercado brasileiro e da América Latina no segmento de luminárias decorativas para ambientes internos. A empresa localizada em Garibaldi-RS, pretende aumentar sua participação no exterior, que hoje representa de 5% do faturamento, com um projeto desenvolvido no programa Design Export – iniciativa da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

Com 33 anos de atuação, a Madelustre, associada ao SINDIMADEIRA-RS, é uma empresa gaúcha que atende o mercado brasileiro e da América Latina no segmento de luminárias decorativas para ambientes internos. A empresa localizada em Garibaldi-RS,  pretende aumentar sua participação no exterior, que hoje representa de 5% do faturamento, com um projeto desenvolvido no programa Design Export – iniciativa da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) em parceria com o Centro Brasil Design (CBD) –, com foco nos Estados Unidos.

A nova linha de luminárias denominada Belts foi desenvolvida com a Ye Industrial Design e contempla itens como lustre, arandela e pendente. A proposta era ter um conjunto de produtos com características rústicas que utilizasse cintos de couro, madeira, vidro e metal. De acordo com o designer Leandro Gava, a ideia de mesclar materiais era criar uma estética formal que fosse atemporal e rústico. “A intenção foi possibilitar o uso dos produtos nas decorações estilo fazenda e campo”, comenta.

O couro foi escolhido por ser um material característico do mercado americano e brasileiro com grande aceitação seguindo as tendências da alta decoração. A cúpula de vidro transparente é confeccionada por meio do processo de sopro, o que favorece a utilização de lâmpadas de filamento que criam uma linguagem estética e propiciam um ambiente mais aconchegante. “Além disso, a flexibilidade do couro e a forma construtiva da coleção possibilitam a compactação das embalagens, sendo um grande diferencial competitivo para produtos exportados”, completa Leandro.

De acordo com Amauri Fior, gerente de exportação da Madelustre, a expectativa com esse projeto é que a empresa aumente suas exportações e conquiste o mercado americano. “Desenvolvemos essa linha a partir de um estudo minucioso do mercado americano. Esperamos retomar as vendas para esse mercado e termos ainda mais reconhecimento internacional”, diz. A linha Belts será lançada oficialmente no primeiro trimestre de 2018 com a pretensão de aumentar as exportações para 10% do faturamento atual.

SOBRE O DESIGN EXPORT

Realizado pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) em parceria com o Centro Brasil Design (CBD), o Design Export é um programa que atende empresas brasileiras que querem ganhar participação no mercado internacional por meio de produtos e embalagens com design. Os empresários recebem consultorias, capacitações e apoio técnico e financeiro para identificar a melhor oportunidade de inovação e os profissionais mais adequados às suas necessidades, por meio de um cadastro de escritórios de design. Os consultores orientam os empresários em todas as etapas do processo de desenvolvimento do novo produto ou embalagem, subsidiando-os com a informação e apoio necessários à gestão do processo e contribuindo para diminuir os riscos de lançamento da inovação no mercado. O programa já soma duas edições, com 300 empresas atendidas de 30 setores diferentes.
www.designexport.org.br

Fonte: Apex/Sindimadeira RS