Projeto da Usina Térmica de Cambará do Sul apresentado no Sindimadeira RS
Potenciais parceiros no fornecimento de matéria prima florestal, investidores no mercado de energia alternativa e empresários associados da entidade participaram nesta quarta-feira (21) na sede do SINDIMADEIRA RS da apresentação do Projeto de Implantação da Usina Térmica de Energia (UTE) movida a biomassa florestal, que está sendo instalada em Cambará do Sul. Vai operar numa capacidade instalada de 50 MW, o que representa 1,2% da demanda média de energia do RS.

Potenciais parceiros no fornecimento de matéria prima florestal, investidores no mercado de energia alternativa e empresários associados da entidade participaram nesta quarta-feira (21) na sede do SINDIMADEIRA RS da apresentação do Projeto de Implantação da Usina Térmica de Energia (UTE) movida a biomassa florestal, que está sendo instalada em Cambará do Sul. Vai operar numa capacidade instalada de 50 MW, o que representa 1,2% da de­manda média de energia do RS.

Este projeto teve seu leilão aprovado dia 20 de dezembro de 2017 e foi minuciosamente detalhado pelo diretor executivo da Ôme­ga Engenharia responsável pela termelétrico, Carlos Eduardo Trois de Miranda. Explicou a dimensão do complexo, um investimento da ordem de R$ 200 a R$ 210 milhões. cuja implantação, além da usina,exigirá a implantação de uma linha de transmissão de 138 kV, com cerca de 40 quilô­metros de extensão. A estrutu­ra ligará a termelétrica até uma subestação localizada no muni­cípio de São Francisco de Paula. Um dos pontos relevantes da exposição de Miranda é a demanda da térmica por resí­duos florestais e de serrarias da região. Informou que, a partir da conquista da licença am­biental de instalação, a usina tem prazo de 30 meses para ser concluída.

O leilão de energia A-6 aprovado pela União prevê um prazo de seis anos para entregar a geração comercia­lizada. A expectativa do empreendedor é que o licenciamento seja ob­tido até o final deste semestre. Pelo contrato do leilão, a unidade só precisa fornecer energia para o siste­ma elétrico nacional em nível de mercado livre a partir de 1º de janeiro de 2023, mas todo o esforço é no sentido de antecipar o empreendimento, o que permitirá a usina vender energia antes dessa data no mercado livre, que é formado por grandes consu­midores que poderão escolher de quem vão adquirir a eletri­cidade.

O cálculo de Miranda presa é que a construção da usina irá gerar em torno de mil empregos di­retos e indiretos. Na opera­ção, serão criados de imediato 36 empregos diretos. O consumo da térmi­ca será de, aproximadamente, 650 mil toneladas de madeira ao ano.

Fonte: Sindimadeira RS