Modernização Trabalhista fortalece os sindicatos, garante Ministro
A modernização da legislação trabalhista, em vigor desde novembro passado, fortalece os sindicatos, afirmou o ministro do Trabalho, Helton Yomura, após o lançamento da campanha Maio Lilás, na sede do Ministério Público do Trabalho, em Brasília, nesta segunda-feira (07).

“É um fortalecimento dos sindicatos porque, se a lei dá um protagonismo ao sindicato na primazia do negociado sobre o legislado, vai demonstrar para o sindicalizado que o sindicato tem hoje uma maior operação e mais coisas a fazer, um maior trabalho. Se o sindicato trabalha, o sindicalizado vai se ver representado”, disse. Destacou que essa representação será importante para que os trabalhadores optem pelo pagamento da contribuição sindical. “É importante frisar que a contribuição sindical não acabou.

Ela só deixou de ser obrigatória”, lembrou o ministro. “Nós entendemos que tem que haver uma manifestação individualizada e pormenorizada de cada trabalhador a respeito disso.” A campanha Maio Lilás, do MPT, promove atividades, que discutam a participação dos trabalhadores na atuação dos sindicatos, visando à defesa dos seus direitos.

Fonte: Ascom-Ministério do Trabalho