Pinus como matéria prima substituta da araucária completa 50 anos

Para o presidente do SINDIMADEIRA RS é justo e fator de orgulho para toda a cadeia produtiva, as comemorações mencionadas, pois consagram a visão estratégica de líderes madeireiros ligados à entidade. A introdução da cultura do “pinus taeda” na serra gaúcha foi obra de Bertilo Wiltgen, da Cooperativa Madeireira Caxiense. Com a adesão de Armando Valdemar De Zorzi, surgiu em 1968 o primeiro grande investimento nesta nova matéria prima, que iria substituir a extração da Araucária.

A Reflorestadores Unidos, instalada numa área de 1.700 hectares em Cambará do Sul, onde construiu uma pequena cidade, comemorou seu primeiro cinquentenário no final de abril, com presença reconhecida em 60 países Na década de 80 a Reflorestadores Unidos chegou a ter 6.500 hectares plantados com Pinus Taeda e Eliotis e mantinha 460 empregos diretos e 100 indiretos, com produção mensal de 6.000 metros cúbicos de madeira serrada e beneficiada. Armando De Zorzi e sua família está na origem do SINDIMADEIRA RS e no plantio de florestas de pinus no Sul do País.

Fonte: Sindimadeira RS