Painel debate plataforma digital para movimentação de resíduos no RS (MTR)
O diretor da regional sul da Associação Brasileira de Empresas de Tratamento de Resíduos e Efluentes (Abetre), Odilon Amado, o analista técnico do Conselho de Meio Ambiente da Fiergs, Tiago José Pereira Neto, e técnicos da Fepam, estarão na CIC de Caxias do Sul na próxima segunda-feira (18) a partir das 18hs.

À convite da Diretoria de Desenvolvimento Sustentável da entidade e com o apoio do SINDIMADEIRA RS analisarão os requisitos estabelecidos para o transporte de resíduos perigosos, mais conhecido pela sigla MTR (Manifesto de Transporte de Resíduos), que a partir do próximo dia 30 de junho, será exigido em formato eletrônico, online. O MTR é exigido de toda a empresa que gera resíduo, pois há obrigação de dar a este resíduo um destino final. Atualmente, no território gaúcho, para movimentar resíduos basta o preenchimento manual em formulário impresso. No final de 2017 a Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) aprovou a obrigatoriedade de utilização do sistema informatizado, já adotado em outros estados como Santa Catarina e Rio de Janeiro. O documento eletrônico - MTR Online – é uma plataforma digital que será apresentada  neste painel do dia 18 em Caxias do Sul, e que estará disponível para as empresas geradoras de resíduo no site da Fepam a partir de 30 de junho.

A participação das empresas no evento não terá custos, e tem como público alvo as assessorias ambientais, técnicos de segurança do trabalho, engenheiros ambientais, profissionais da área de transportes de resíduos e demais interessados no assunto. As inscrições são gratuitas e  podem ser feitas em http://ciccaxias.org.br/eventos/5094/mtr-online/

Fonte: Sindimadeira RS/CIC Caxias