FIERGS entrega a Ministro Salles a agenda de meio ambiente da indústria

O Presidente do SINDIMADEIRA-RS, Sr. Serafim Quissini participou da reunião na Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS) da entrega ao ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, nessa sexta-feira (12), da Agenda de Meio Ambiente da Indústria Gaúcha com propostas da entidade para o setor.  Dentre as propostas defendida pelo SINDIMADEIRA-RS,  está a solicitação de apoio do Executivo na aprovação do PLS nº 214/2015, que trata da desoneração e desburocratização do Plantio de Florestas.

O projeto do senador Alvaro Dias (PODE/PR),  “Modifica o Código 20 do Anexo VIII da Lei nº 6.938, de 31 de agosto de 1981, acrescido pela Lei nº 10.165, de 27 de dezembro de 2000, para excluir a silvicultura do rol de atividades potencialmente poluidoras e utilizadoras de recursos ambientais” sinaliza na direção correta, ao propor medida que visa desonerar e desburocratizar o plantio de florestas, com sua retirada do rol de atividades potencialmente poluidoras e utilizadoras de recursos ambientais, sendo pauta de extrema relevância para o RS. Com isso, alinha o regramento nacional ao adotado pelos principais países produtores de madeira de reflorestamento que competem com o Brasil no mercado internacional. O documento, em 13 páginas, identifica entraves legais enfrentados na esfera ambiental e sugere ações capazes de desencadear “uma sólida agenda de crescimento econômico e social”. Salles se reuniu com industriais, no início da noite, na sede da FIERGS.

“A pauta elaborada consolida que a preservação e recriação ambiental precisam dispor de uma dinâmica rápida e flexível para que possamos preservar também as indústrias, conservando os empregos, além de estimular a criação de novas empresas que resultarão em novas vagas de trabalho e novas oportunidades de renda, tendo por meta o desenvolvimento econômico sustentado”, afirmou o presidente em exercício da FIERGS, Gilberto Ribeiro.  “Ninguém que defende a racionalidade do licenciamento ambiental o faz em detrimento do meio ambiente”, disse Salles. “Nosso papel é colocar segurança jurídica com previsibilidade na interpretação de normas ambientais,  na aplicação dessas normas na defesa do meio ambiente sem prestigiar o excesso, a perseguição e o dogmatismo”, reforçou.

Na foto, a esquerda, O presidente do Sindimadeira-RS, Serafim Quissini, ao microfone, fala ao Ministro Ricardo Salles.

Crédito: Dudu Leal

Fonte: FIERGS/SINDIMADEIRA RS