Comunicado da Embrapa Florestas sobre Nematoide
Conforme informado anteriormente, para mitigar os efeitos da pandemia, a Embrapa está adotando uma série de medidas de prevenção, privilegiando teletrabalho e mantendo as atividades essenciais. Como a criação do nematoide é uma atividade essencial, estamos realizando a manutenção das culturas, para garantir a continuidade do programa.

Conforme informado anteriormente, para mitigar os efeitos da pandemia, a Embrapa está adotando uma série de medidas de prevenção, privilegiando teletrabalho e mantendo  as atividades essenciais. Como a criação do nematoide é uma atividade essencial, estamos realizando a manutenção das culturas, para garantir a continuidade do programa.

As medidas definidas pela Embrapa, até o momento, vão até 15 de maio. Assim, após esta data, voltaremos a avaliar a situação da volta da produção de doses de nematoide.

Uma vez que há um período de 35 dias entre o reinício de atividades e a primeira remessa para campo, imaginamos que as empresas ainda teriam do final de junho a 15 de agosto para aplicar doses no campo.

Entretanto, baseado nos resultados das avaliações de parasitismo do material que recebemos de diversas Empresas, verificamos que as porcentagens de parasitismo, em grande parte das áreas avaliadas, são muito boas, principalmente os resultados do parasitismo natural. Isto é muito importante, uma vez que garante uma maior proteção dos plantios.

Assim, mesmo com a redução do período de inoculação, consideramos que não teremos uma situação “catastrófica”.

Uma das atividades que pode ser realizada durante este período, é o monitoramento das áreas, pela utilização das amostragens, para o planejamento daquelas mais problemáticas, e que deverão estar na prioridade para inoculação quando retornarmos as atividades.

Sabemos da importância que tem o controle da vespa-da-madeira para a proteção dos nossos plantios de pinus. Desta forma, estamos à disposição para esclarecimentos e para orienta-los no que for necessário. Assina o comunicado, Susete do Rocio Chiarello Penteado - Pesquisadora – Entomologia

Fonte: Embrapa Florestas