EXPORTAÇÕES DA INDÚSTRIA GAÚCHA CAEM 22,3% NO PRIMEIRO SEMESTRE
As exportacoes da industria gaucha atingiram 4,8 bilhoes de dolares no primeiro semestre de 2020, um recuo de 22,3 porcento em relação ao mesmo periodo do ano passado.

As exportações da indústria gaúcha atingiram US$ 4,8 bilhões no primeiro semestre de 2020, um recuo de 22,3% em relação ao mesmo período do ano passado. “A redução nas compras de nossos produtos por parte de parceiros comerciais importantes como Estados Unidos e Argentina começaram ainda no ano passado, mas se intensificaram com a pandemia. A recuperação está associada à retomada por parte desses países, como já começa a ocorrer com a China, que superado o impacto inicial da crise do coronavírus, aumentou as compras de produtos gaúchos”, afirma o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS), Gilberto Porcello Petry.

As vendas da indústria para China de janeiro a junho (recuo de 22,4%)  sofreram com os resultados muito ruins do primeiro trimestre. Da mesma forma se comportam o comércio exterior com os EUA (-24,6%), enquanto a Argentina (-22,7%) acumula resultados negativos no segundo trimestre.

Em junho, na comparação com o mesmo mês de 2019, as exportações da indústria do RS caíram em 21 dos 25 segmentos que registraram embarques para o exterior, totalizando US$ 837,1 milhões. Isso representa uma desaceleração das quedas em meio à crise do coronavírus, mas mantém uma retração de 12,3% em relação ao mesmo período, quando atingiram US$ 954,6 milhões.

Dos principais setores, Veículos automotores (-59,9%) ainda é o que mais sofre, seguido de Couro e calçados (-37,7%) e Celulose e papel (-33,7%). Apesar dos resultados negativos, tais cifras desaceleraram, assim como Máquinas e equipamentos (-29,3%), Químicos (-27,4%) e Tabaco (+3,5%). Veículos automotores ainda é reflexo das menores produção e demanda por bens duráveis durante a crise, enquanto a desaceleração em Couro e calçados responde às baixas nas demandas da Argentina e EUA, que chegaram a cair 56,9% e 30,4%, respectivamente, e à maior demanda chinesa, aumento de 37,5% no mês. Já Celulose e papel teve um movimento contrário, com retração das compras da China de 66,1% e elevação dos pedidos dos EUA de 54,8%. Por sua vez, Tabaco apresentou sua primeira variação positiva no ano devido ao aumento dos embarques para Bélgica (29,5%) e Paraguai (85,9%).

A nona queda seguida das vendas externas na comparação mensal foi amenizada pelo setor de Alimentos, que cresceu 23,3%, sustentado pela demanda chinesa, que em junho subiu 169,3%. Os principais produtos exportados foram Carne de boi in natura (+329,2%) e Carne de suíno in natura (+60,7%).

IMPORTAÇÕES
Pelo lado das importações, o Estado adquiriu US$ 655 milhões em mercadorias, com queda de 18,6% ante junho do ano passado. No mês, todas as categorias econômicas sofreram nova queda, com exceção de Combustíveis e lubrificantes, que registrou elevação de 44,7%. No acumulado do ano, o RS importou US$ 3,3 bilhões, representando uma queda de 23,7% em relação ao mesmo período de 2019.

Fonte: Fiergs