SENA MADEIRAS INVESTE AUMENTANDO A PRODUÇÃO DE SERRADOS E BIOMASSA

A empresa Sena Madeiras, associada ao SINDIMADEIRA-RS, iniciou suas atividades em agosto de 1999, na cidade de São José do Norte/RS. Na época, comprava madeira serrada e beneficiava para o mercado interno. Em 2002 a Empresa escolheu a cidade de Rio Grande/RS para dar início à uma serraria, com a estratégia montada em torno da exportação.

Sempre acreditando que esse seria o melhor elo para todo o processo, focamos definitivamente em um mercado onde pudéssemos ser eficientes e competitivos. A localização é uma das estratégias adotadas pela Empresa, que está situada entre o porto e as florestas, o que viabiliza tanto o processo da madeira serrada, quanto a exportação. Hoje, com 21 anos de experiência, a Sena Madeiras é uma Indústria moderna, munida de equipamentos de ponta, e com um time de 109 colaboradores. A Empresa é especializada em serrar, secar e exportar madeira de pinus. Seu carro chefe são os componentes para painéis de cerca de madeira, que são exportados para os Estados Unidos, principal mercado em que está inserida. A Empresa também abastece grandes indústrias de fertilizantes na cidade, fornecendo biomassa (cavaco de pinus) para geração de energia. Por sempre cultivar alianças comerciais sólidas e de longo prazo, recentemente firmou parceria com a reflorestadora, e irá investir aproximadamente 8 milhões de reais para instalar duas linhas de industrialização de toras. Além do investimento, proporcionará a abertura de mais de 30 postos de trabalho diretos. Uma das linhas será voltada especificamente para produzir até 12.000ton de cavaco mês para biomassa, tendo em vista que a Empresa está se preparando para atender uma demanda crescente na região, de energia limpa e renovável, que vem sendo escolhida por várias empresas de grande porte.

A outra linha de industrialização será voltada para serrar toras finas, e desta forma fazer o melhor aproveitamento das florestas, tendo capacidade de serrar 6.000ton de toras mês, em um turno de produção. A Sena Madeiras está sempre buscando melhorias, indo ao encontro de seu objetivo, que não é se tornar necessariamente a maior, mas sim a melhor empresa em qualidade no produto industrializado e no fiel cumprimento no prazo de suas entregas. Acreditando nesta filosofia, neste ano recebeu pelo terceiro ano consecutivo o 48° Prêmio Exportação-RS.

Fonte: Sena Madeiras/SINDIMADEIRA-RS