CRISE DE SUPRIMENTOS DIMINUI E PRODUÇÃO CRESCE NA INDÚSTRIA DO RS

Com crescimento na produção e no emprego, e ociosidade menor, a pesquisa Sondagem Industrial, divulgada nessa terça-feira (26) pela Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS), revela um quadro positivo para o setor no RS, em junho, apesar de os estoques continuarem excessivos. O índice de produção atingiu 51,8 pontos, acima da linha divisória dos 50, indicando aumento na comparação com o mês anterior. “A falta ou o alto custo da matéria-prima continua sendo o principal problema, mas o cenário melhorou bastante no segundo trimestre de 2022, ao mesmo tempo que a demanda e os juros domésticos ganharam relevância entre os principais entraves para o setor”, afirma o presidente da FIERGS, Gilberto Porcello Petry.

O resultado próximo dos 52 pontos na produção industrial no mês passado é ainda mais positivo se considerada a sazonalidade negativa do período, com média histórica em 47,1 pontos. O mesmo ocorre com o emprego: o índice registrou 50,9 pontos, apontando o 24º mês seguido de crescimento. A Sondagem Industrial da FIERGS mostrou a satisfação das empresas com as condições financeiras, mas insatisfação, ainda que menor, com as margens lucro. Apontou também acesso menos restrito ao crédito e uma desaceleração da alta dos preços das matérias-primas. Em função disso, para os próximos seis meses as empresas gaúchas projetam elevação da demanda e do emprego, além de maior disposição para investir.

A pesquisa mostra ainda aumento na utilização da capacidade instalada (UCI) de 72%, em maio, para 73%, em junho, patamar bem acima dos 68,2% da média do mês. Apesar disso, foi considerada pelos empresários abaixo da normal para o período: o índice de UCI em relação a usual foi de 47,3 pontos, 2,7 aquém dos 50 que expressam o nível usual. Já o índice de estoques em relação ao planejado repetiu o que ocorre há oito meses e manteve-se acima dos 50 pontos, praticamente repetindo o valor de maio: 51,7. A marca revela acúmulo de estoques, superando o desejável desde outubro de 2021.

PROBLEMAS NO TRIMESTRE – Na comparação dedicada a avaliar os principais problemas enfrentados pelo setor no trimestre de abril a junho, a Sondagem revelou como maior entrave a falta ou o alto custo da matéria-prima, com 50,7% das respostas. Porém, desde que assumiu o primeiro lugar, no terceiro trimestre de 2020, esse é o percentual de assinalações mais baixo, 9,8 pontos percentuais menor ao do primeiro trimestre (60,5%) e 24,4 pontos percentuais inferior ao do segundo trimestre de 2021, de 75,1%, quando o problema atingiu seu ápice. Ganharam igualmente relevância entre o primeiro e o segundo trimestres a demanda interna insuficiente, que pulou de 25,9% das respostas para 31,8%, e as taxas de juros elevadas, de 24,6% para 30%.

Já o bloco trimestral da Sondagem relativo à situação das empresas indicou que os empresários estão satisfeitos com as condições financeiras. O índice ficou em 50,1 pontos. Os industriais gaúchos, porém, mantiveram a insatisfação com a margem de lucro operacional (45,6 pontos), embora estejam menos insatisfeitos na comparação com o primeiro trimestre, quando a pontuação chegou a 43,4. O mesmo comportamento foi registrado no acesso ao crédito, que ficou menos difícil do primeiro (40,8 pontos) para o segundo trimestre (44).

Diante desse quadro, as expectativas dos empresários gaúchos continuam similares às de junho, mostrando que o setor prevê aumento da demanda (58 pontos), das exportações (54,3), do número de empregados (53,6) e das compras de matérias-primas (56,4 pontos) nos próximos seis meses. Os índices também variam de zero a cem, indicando expectativas de crescimento quando acima de 50.

Os empresários gaúchos estão mais dispostos a realizar investimentos nos próximos seis meses, com o índice de intenção pulando 1,1 ponto de junho para julho, chegando a 56,2, 5,2 pontos acima da média histórica. Na pesquisa realizada entre 1º e 11 de julho com 223 indústrias gaúchas, sendo 49 pequenas, 75 médias e 99 grandes, 59,4% mostram disposição de investir. Acompanhe o levantamento completo em https://www.fiergs.org.br/numeros-da-industria/sondagem-industrial.

Fonte: Fiergs