Deputados criam a frente parlamentar da Silvicultura
Reestruturar e regularizar o plantio de florestas plantadas no Rio Grande do Sul são as metas da Frente Parlamentar da Silvicultura da Assembleia Legislativa criada nesta terça-feira (13). O deputado Elton Weber será o presidente. A demanda partiu de Ageflor, Farsul, Fetag-RS, Fiergs, SARGS e SINDIMADEIRA RS. Foram coletadas 29 assinaturas.

Reestruturar e regularizar o plantio de florestas plantadas no Rio Grande do Sul são as metas da Frente Parlamentar da Silvicultura da Assembleia Legislativa criada nesta terça-feira (13). O deputado Elton Weber será o presidente. A demanda partiu de Ageflor, Farsul, Fetag-RS, Fiergs, SARGS e SINDIMADEIRA-RS. Foram coletadas 29 assinaturas.

De acordo com o deputado, a burocracia no licenciamento ambiental e a crise econômica de 2008, dentre outros fatores, frearam o avanço da produção, o que deixou o Estado sem condições de garantir o suprimento de matéria-prima para as indústrias de papel e celulose, madeira para a construção civil, serrarias e uso nas propriedades rurais, dentro outros.  “Se nada mudar, corremos o risco de um apagão florestal no Rio Grande do Sul”, alerta Weber.

Paralelamente à criação da Frente, o deputado concluiu seu parecer favorável ao Projeto de Lei nº 145/2016 que será apresentado na Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa em sua próxima reunião. Uma das modificações previstas em relação às normas atuais é que o cadastramento garantirá o licenciamento automático de atividades de pequeno porte.

Dados setoriais mostram a importância dessas iniciativas. De acordo com as estatísticas, 80% da produção têm origem em pequenas propriedades, envolvendo 40 mil famílias de pequenos e médios produtores rurais, que tem no cultivo uma alternativa de renda. Toda a cadeia de base florestal no Estado é responsável pela geração de 326 mil empregos diretos e indiretos nos diversos setores industriais e ainda por um faturamento anual de R$ 8,2 bilhões. As espécies florestais mais plantadas no Estado são o eucalipto, com 309,1 mil hectares, o pinus, com 184,6 mil hectares e a acácia negra, com 103 mil hectares.

Fonte: Assembleia Legislativa do RGS