DIA DE FIMMA 2025 REÚNE LIDERANÇAS, DEBATE TEMAS ESTRATÉGICOS E RECEBE VICE-GOVERNADOR DO RS
O SINDIMADEIRA-RS marcou presença de forma decisiva na FIMMA 2025 com uma intensa agenda de articulação e debates.

O SINDIMADEIRA-RS marcou presença de forma decisiva na FIMMA 2025 com uma intensa agenda de articulação e debates. No dia 06 de agosto, o Presidente do Sindicato, Leonardo De Zorzi, conduziu a reunião do Comitê de Base Florestal e Moveleira, em conjunto com a Unisind da FIERGS. O encontro foi realizado na sede da CIC de Bento Gonçalves e reuniu lideranças e empresários do setor moveleiro e madeireiro de todo o Rio Grande do Sul.
Após a reunião, os participantes foram recepcionados em um almoço de confraternização, momento em que se reforçaram os laços institucionais e a união do setor diante dos desafios comuns. Em pauta, assuntos estratégicos como:
- Resolução CONSEMA nº 532/2025, que atualiza o Zoneamento Ambiental para Silvicultura (ZAS) no RS;
- Situação Tarifária no Comércio com os EUA, com ênfase nos impactos para o setor de móveis e madeira;
- Projeto de Lei 364/2019 sobre Campos de Altitude no Bioma Mata Atlântica;
- Lei Geral de Licenciamento Ambiental;
- Projeto de Comunicação Setorial;
- Assuntos gerais que impactam o setor industrial florestal e moveleiro.
O ponto alto da reunião foi a chegada do Deputado Carlos Búrigo, presidente da Frente Parlamentar da Silvicultura, acompanhado de um convidado ilustre: o Vice-Governador do Estado do Rio Grande do Sul, Gabriel Vieira de Souza. A principal pauta da participação foi a imposição de tarifas pelos Estados Unidos sobre produtos brasileiros – medida que atinge diretamente o setor moveleiro e madeireiro, excluído da lista de exceções comerciais.
Na ocasião, o Vice-Governador destacou a importância do setor para a economia gaúcha: “O governo está aqui para apoiar o setor e dialogar com suas lideranças, no sentido de entender as principais demandas, para que possamos agir no âmbito estadual e cobrar do governo federal o que for de sua competência”, afirmou.
O Rio Grande do Sul é o segundo maior polo moveleiro do Brasil, com mais de 34 mil empregos gerados e um faturamento de R$ 13,6 bilhões em 2024. Os Estados Unidos são o principal mercado internacional para os móveis e produtos de madeira gaúchos, representando cerca de 16% das exportações, com um volume superior a US$ 19 milhões, segundo a MOVERGS.
Após a agenda institucional, a comitiva realizou visitas a expositores na FIMMA. Entre os estandes visitados, destaque para a Decorwood, de Caxias do Sul, onde o grupo foi recepcionado pelo Diretor Darci Lusa. Na sequência, a visita continuou na Piomade, de Farroupilha, sendo recebidos pelos Diretores João Domingos Piovesan e suas filhas Giovane e Fabiane Piovesan.
A participação do SINDIMADEIRA-RS no Dia de FIMMA 2025 reforça seu papel de protagonismo na defesa dos interesses do setor e na articulação com os poderes públicos para garantir competitividade, sustentabilidade e crescimento contínuo da indústria florestal e moveleira gaúcha.
 09.42.39_dffe4759.jpg)
 09.43.12_9282804a.jpg)