21/05/2025 Geral

NOVA ELEVAÇÃO DA SELIC IMPÕE FARDO AINDA MAIS PESADO À ECONOMIA, AFIRMA CNI

A decisão do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central de elevar a taxa básica de juros em 0,5 ponto percentual (p.p.).

21 de Maio de 2025 - Publicado às 06:45

A decisão do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central de elevar a taxa básica de juros em 0,5 ponto percentual (p.p.) impõe um fardo ainda mais pesado à economia, com consequências negativas para o emprego, a renda e o bem-estar da população, afirma a Confederação Nacional da Indústria (CNI). Com a nova alta, a Selic chega a 14,75% ao ano (a.a.), maior patamar em quase 20 anos.

Segundo o presidente da CNI, Ricardo Alban, a atual conjuntura exige uma postura mais prudente do Copom. “Embora o controle da inflação seja o objetivo primordial do Banco Central, a elevação da Selic traz riscos significativos à economia, que está em processo de desaceleração mais acentuado do que esperávamos no final de 2024”, pontua.

A CNI estima que o Produto Interno Bruto (PIB) vai crescer 2,3% em 2025, queda de 1,1 ponto percentual em relação ao ano passado. A indústria também deverá perder ritmo: crescimento de 2%, ante 3,3% em 2024. Para saber mais acesse:

https://noticias.portaldaindustria.com.br/posicionamentos/nova-elevacao-da-selic-impoe-fardo-ainda-mais-pesado-a-economia-afirma-cni/

Fonte: CNI