02/04/2025 Geral

PROJETO REFLORA VISA RECUPERAÇÃO DA FLORA NATIVA APÓS ENCHENTES DE 2024

O SINDIMADEIRA-RS, representado por seu diretor executivo, Moacir Bueno da Silva, esteve presente no lançamento do Projeto Reflora, ocorrido na última sexta-feira, 28 de março de 2025.

01 de Abril de 2025 - Publicado às 17:27

Foto: Da esquerda para direita, Augusto Robert, CMPC; Rafael Ferreira, Frente Parlamentar da Silvicultura; Moacir Bueno da Silva, Sindimadeira-RS;  Antonio Lacerda, diretor-geral da CMPC;  Lucas Pasetto e Jorge Heineck da Ageflor.

O SINDIMADEIRA-RS, representado por seu diretor executivo, Moacir Bueno da Silva, esteve presente no lançamento do Projeto Reflora, ocorrido na última sexta-feira, 28 de março de 2025. A iniciativa tem como objetivo a recuperação da flora nativa do Rio Grande do Sul, severamente afetada pelas enchentes de maio de 2024.

O projeto é uma ação do governo do Estado, coordenada pelas Secretarias da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi) e do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema), contando com o apoio de importantes instituições. Entre os parceiros estão a CMPC, a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), a Universidade Federal de Viçosa (UFV) e diversas instituições de ensino públicas e privadas do Rio Grande do Sul.

O Projeto Reflora tem duração prevista de 3 anos, com início programado para junho de 2025. A projeção é que ao longo do período sejam plantadas 6 mil mudas de 30 espécies nativas em regiões severamente atingidas pelos efeitos das enchentes ocorridas em solo gaúcho. As primeiras cidades em que o processo será realizado são: Guaíba, Barra do Ribeiro, Tapes, Rio Pardo, Butiá, Eldorado do Sul e Santa Maria.

O processo que será aplicado no RS é exatamente o mesmo que foi desenvolvido para o reflorestamento de Brumadinho (MG) após o rompimento de uma barragem, ocorrido em 2019. A ação inicia com a identificação de árvores com danos na base do tronco e a coleta de DNA em campo com o resgate de propágulos, ou seja, partes de organismos que possam originar o processo de reflorestamento.

Fonte: SINDIMADEIRA-RS