08/09/2025 Geral

SEMANA DE EXPOINTER

Nos dias 03 e 04 de setembro de 2025, o SINDIMADEIRA-RS, representado por seu presidente, Leonardo De Zorzi, e pelo diretor executivo, Moacir Bueno da Silva.

08 de Setembro de 2025 - Publicado às 15:12

Nos dias 03 e 04 de setembro de 2025, o SINDIMADEIRA-RS, representado por seu presidente, Leonardo De Zorzi, e pelo diretor executivo, Moacir Bueno da Silva, participaram de uma série de compromissos durante a Expointer, em Esteio, voltados ao fortalecimento da cadeia produtiva de base florestal, madeireira e moveleira.

ENCONTRO DAS FRENTES PARLAMENTARES DO SUL

A primeira atividade ocorreu na manhã do dia 03, na Casa da Assembleia, durante o Encontro das Frentes Parlamentares da Silvicultura dos três estados do Sul – Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. A mobilização em defesa do setor teve caráter decisivo e contou com a presença dos deputados Carlos Búrigo (RS), José Milton Scheffer (SC) e Artagão Júnior (PR), além de empresários, técnicos e lideranças representativas.

Entre os temas debatidos, destacaram-se:

  • Estímulo ao cultivo de florestas plantadas aliado à preservação ambiental;
  • O Projeto de Lei 364/2019, do deputado federal Alceu Moreira, referente à proteção da vegetação nativa dos Campos de Altitude;
  • Os impactos do tarifaço imposto pelos Estados Unidos, que elevou para 50% as alíquotas de importação da madeira brasileira, atingindo diretamente os três estados do Sul, responsáveis por 90% das exportações do setor.

O deputado Carlos Búrigo reforçou a necessidade de ação conjunta entre os estados para sensibilizar o governo federal e levar as demandas ao vice-presidente e ministro da Indústria e Comércio, Geraldo Alckmin, buscando alternativas que evitem fechamento de empresas e perdas de empregos.

Ao final, foi elaborado documento conjunto com os principais encaminhamentos, a ser enviado aos órgãos federais.

Também participaram do encontro: o deputado federal Alceu Moreira; o diretor técnico da Fepam, Gabriel Ritter; os prefeitos Thiago Teixeira (São Francisco de Paula) e Schamberlaen Silvestre (Cambará do Sul); além de lideranças da Ageflor e Agaflor.

Na ocasião, o presidente do SINDIMADEIRA-RS, Leonardo De Zorzi, destacou em sua manifestação os riscos da tarifação americana sobre o setor madeireiro.