03/12/2024 Geral

SINDIMADEIRA APOIA PROJETO DE LIVRO SOBRE A MADEIRA, MÓVEL E A IMIGRAÇÃO ITALIANA.

Os 150 Anos da Imigração Italiana no Rio Grande do Sul serão comemorados em 2025, mas, desde já, diversas ações envolvendo o tema estão acontecendo.

03 de Dezembro de 2024 - Publicado às 22:41

Os 150 Anos da Imigração Italiana no Rio Grande do Sul serão comemorados em 2025, mas, desde já, diversas ações envolvendo o tema estão acontecendo.

Filmes, espetáculos e, principalmente, livros. Uma das coleções que se destaca é a “Lavoro Italiano”, que conta a história do trabalho superando as dificuldades. São cinco volumes, cada um deles abordando uma área em que a força de trabalho do imigrante fez diferença, mudando o panorama socioeconômico da região e do estado.

"Os imigrantes, o transporte e o progresso" foi lançado no ano passado – no Brasil e na Itália – e estão em fase de pesquisa, com previsão de lançamento ainda este ano, mais duas edições: "Os imigrantes, o metal e a indústria" e "Os imigrantes, a madeira e o móvel", publicações estas com apoio do Sindimadeira-RS e diversas outras entidades, e patrocínio, até o momento, da SCM Group e da Randoncorp.

O autor e idealizador da coleção, Luis H. Rocha, ressalta que ela “busca resgatar a história dos pioneiros e das dificuldades que enfrentaram para trazer as facilidades que temos hoje. Mais que isso, busca resgatar também os valores da imigração, a religiosidade, a família e, principalmente, o trabalho e a perseverança, dois fatores indeléveis nessa história.”

O jornalista Antonio Feldmann, um dos organizadores, lembra que “a história da imigração é um exemplo de empreendedorismo. O parque industrial que Caxias do Sul e a serra Gaúcha têm hoje foi construído com base no aprendizado que o legado dos pioneiros nos deixou. Resgatar essa história é perpetuar esses valores e também incentivar os mais jovens, mostrar a eles que é possível”.

Mais informações: www.italianosnobrasil.com.br

Fonte: Jornalista Antonio Feldmann