Justiça do Trabalho promove mutirão nacional para solucionar ações trabalhistas

O Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) promoverá de 22 a 26 de maio, a Semana Nacional da Conciliação Trabalhista, um esforço concentrado dos 24 TRTs visando solucionar o maior número de processos pela via da conciliação. A iniciativa alerta que a solução de conflitos não precisa, necessariamente, passar por uma sentença judicial e que a opção pela mediação e a conciliação são formas rápidas e eficazes obter um acordo entre patrões e empregados. A Justiça do Trabalho realça que uma ação trabalhista tradicional percorre várias etapas, e a tramitação do processo pela via judicial pode levar certo tempo. Já a conciliação é uma alternativa rápida para empresas e trabalhadores interessados em concluir a questão. Os interessados e trilhar este caminho e que já tem ações na Justiça devem procurar as Varas do Trabalho e Tribunais Regionais do Trabalho onde tramita sua ação. Qualquer empresa pode optar pela conciliação, não interessa o porte ou do número de processos existentes. Basta procurar o TRT d sua região e os Núcleos de Conciliação da Justiça do Trabalho. O TST, especificamente, já encerrou o prazo inscrições, e recebeu listas com mais de 2.500 processos que serão alvo de propostas de acordo. O montante equivale ao um mês de julgamentos do Tribunal Superior do Trabalho. Após o período de inscrições, as Varas do Trabalho e os TRTs devem se organizar para realizar audiências de conciliação simultâneas em todo país, num esforço concentrado durante a semana, para promover uma agenda de audiências e garantir o maior número de acordos possíveis entre empresas e empregados. A abertura do mutirão será em Campinas (SP) no dia 22 de maio e o encerramento em Porto Alegre (RS), no dia 26. A edição de 2016 em busca da “desjudicialização” de ações trabalhistas  realizou 68.374 audiências, atendeu 160.931 pessoas e homologou 26.840 acordos. Com isso arrecadou mais de 620 milhões de reais revertidos aos trabalhadores.

Fonte: tst