Leilão viabiliza usina térmica em Cambará
O projeto de implantação de uma Usina Térmica de Energia (UTE) em Cambará do Sul com capacidade instalada de terá 50 MW (cerca de 1,2% da de¬manda média de energia do RS) foi contemplado em lei¬lão realizado nesta quinta-feira (20) pelo governo federal.

O projeto de implantação de uma Usina Térmica de Energia (UTE) em Cambará do Sul com capacidade instalada de terá 50 MW (cerca de 1,2% da de­manda média de energia do RS) foi contemplado em lei­lão realizado nesta quinta-feira (20) pelo governo federal. O SINDIMADEIRA RS comemo­rou o resultado porque, junto com a prefeitura de Cambará e empresários da região, capita­neou a viabilização do projeto desde 2012 O leilão de energia A-6 (seis anos de prazo para entregar a geração comercia­lizada), teve dois projetos gaú­chos que saíram vencedores do certame. Somadas, a tér­mica a biomassa (queima de matéria orgânica) Cambará e a Pequena Central Hidrelétrica (PCH) Forquilha IV absorverão, aproximadamente, R$ 280 mi­lhões em investimentos.

O diretor executivo da Ôme­ga Engenharia (empresa envol­vida com o empreendimento termelétrico), Carlos Eduardo Trois de Miranda, comenta que o aporte na iniciativa será de R$ 200 milhões a R$ 210 milhões. Além da usina, o complexo de obras contempla a implantação de uma linha de transmissão de 138 kV, com cerca de 40 quilô­metros de extensão. A estrutu­ra ligará a termelétrica até uma subestação localizada no muni­cípio de São Francisco de Paula. A térmica será alimentada com madeira proveniente de resí­duos florestais e de serrarias. Miranda informa que, a partir da conquista da licença am­biental de instalação, a usina levará cerca de 30 meses para ser concluída. A expectativa é que o licenciamento seja ob­tido dentro dos próximos seis meses. Como, pelo contrato do leilão, a unidade só precisa fornecer energia para o siste­ma elétrico nacional em 1º de janeiro de 2023, se conseguir antecipar o empreendimento, o executivo adianta que a usina poderá vender energia antes dessa data no mercado livre (formado por grandes consu­midores que podem escolher de quem vão adquirir a eletri­cidade).

O cálculo da empresa é que a construção da usina irá gerar em torno de mil empregos di­retos e indiretos; já na opera­ção, serão criados 36 empregos diretos. O consumo da térmi­ca será de, aproximadamente, 650 mil toneladas de madeira ao ano.

Fonte: Jornal do comércio/Sindimadeira-RS