Sindimadeira RS pede ao Governo do RS apoio para UTE Cambará
A diretoria do SINDIMADEIRA RS e o prefeito de Cambará do Sul solicitaram ao governador José Ivo Sartori na segunda-feira (12) especial atenção do estado, na Implantação da Usina Térmica de Energia (UTE) movida a biomassa florestal, que está sendo instalada em Cambará do Sul. Desenvolvido e administrado pela Ômega, a Usina vai operar numa capacidade instalada de 50 MW, o que representa 1,2% da demanda média de energia do RS, conforme documento entregue em mãos à assessoria de Sartori.

A diretoria do SINDIMADEIRA RS e o prefeito de Cambará do Sul solicitaram ao governador José Ivo Sartori na segunda-feira (12) especial atenção do estado, na Implantação da Usina Térmica de Energia (UTE) movida a biomassa florestal, que está sendo instalada em Cambará do Sul. Desenvolvido e administrado pela Ômega, a Usina vai operar numa capacidade instalada de 50 MW, o que representa 1,2% da demanda média de energia do RS, conforme documento entregue em mãos à assessoria de Sartori, que foi o palestrante da primeira reunião almoço da CIC em 2018.

O acionamento da planta vai significar grande demanda por resí­duos florestais e dinamizará as atividades das serrarias da região. A partir da licença de instalação, a usina tem prazo de 30 meses para ser concluída. A expectativa dos empreendedores, apoiados pelo SINDIMADEIRA RS e pela Prefeitura de Cambará desde o surgimento do projeto, é que o licenciamento seja ob­tido até o final deste semestre. Pelo contrato assinado com a União via leilão, a unidade só precisa fornecer energia para o siste­ma elétrico nacional em nível de mercado livre a partir de 1º de janeiro de 2023. O objetivo é antecipar o empreendimento, o que permitirá a usina vender energia antes dessa data no mercado livre, que é formado por grandes consu­midores que poderão escolher de quem vão adquirir a eletri­cidade.

O SINDIMADEIRA RS tem promovido reuniões com potenciais fornecedores de matéria prima, proprietários de florestas da serra gaúcha, com ou sem serraria, alertando para a oportunidade de negócios que a implantação da Usina representa.  O cálculo é que a construção da usina gere mil empregos di­retos e indiretos. Na opera­ção, serão criados, de imediato, 36 empregos diretos. O consumo da térmi­ca será de, aproximadamente, 650 mil toneladas de madeira ao ano. O documento contendo todas as informações do projeto foi entregue ao governador José Ivo Sartori e ao secretário Carlos Búrigo pelo vice presidente do Sindicato,  Edemir Giácomo Zatti, pelo diretor Executivo, Moacir Bueno da Silva e pelo prefeito de Cambará do Sul, Chamberlaen Silvestre.

Fonte: Sindimadeira RS