Exportações da indústria gaúcha dão salto no primeiro quadrimestre de 2018
Foram apenas três dias úteis a mais do que em igual período de 2017, mas o suficiente pra que as exportações totais gaúchas, no acumulado do primeiro quadrimestre de 2018, alcançassem US$ 7,44 bilhões, alta de 54,2% em relação ao mesmo período de 2017. Desse somatório, a indústria foi responsável por US$ 5,92 bilhões, avanço de 63%.

Os melhores resultados vieram de Outros equipamentos de transporte (25.750%), Tabaco (104,1%), Celulose e papel (92%), Máquinas e equipamentos (70,5%), Veículos automotores, reboques e carrocerias (25,4%) e Alimentos (7,1%). A categoria de Químicos (-7,4%) registrou a perda maior. Abril registrou evolução de 6,4%, somando US$ 1,6 bilhão. Contudo, é preciso considerar para efeitos de análise, que a Argentina, principal destino dos produtos manufaturados produzidos pelo RS, vive um período turbulento.

O cenário de desvalorização da taxa de câmbio e a elevação considerável da taxa de juros, deve  impor uma desaceleração do comércio exterior nos próximos meses, impactando negativamente a recuperação da indústria gaúcha, pondera o presidente da FIERGS, Gilberto Porcello Petry. Por segmento, com uma base de comparação altamente deprimida, chamou a atenção o forte crescimento das exportações de Tabaco (124,3%) e Alimentos (16,7%), somadas às contribuições positivas de Celulose e papel (45,8%) e Veículos automotores, reboques e carrocerias (14,5%). Em contrapartida houve queda em Químicos (-33,5%.no ano) e das  commodities, que recuaram 2,5% (totalizando US$ 586 milhões).

Ainda sobre abril, as importações totais subiram 5,1%, chegando a  US$ 808 milhões. Na abertura dos produtos por categoria de uso, os segmentos de Bens intermediários (14,3%) e de Capital (36%) aumentaram, enquanto Bens de consumo (-11%) e Combustíveis e lubrificantes (-61,6%) recuaram.

Fonte: FIERGS