SESI OFERECE PROGRAMA DE GESTÃO DE CASOS DE COVID-19 PARA INDÚSTRIAS
O Serviço Social da Indústria Sesi RS conta com um programa de gestão de casos de Covid 19 exclusivamente para indústrias do Rio Grande do Sul.

O Serviço Social da Indústria (Sesi-RS) conta com um programa de gestão de casos de Covid-19 exclusivamente para indústrias do Rio Grande do Sul. “A intenção é contribuir para a redução do impacto da Covid-19 na retomada das atividades de trabalho, ajudando na recuperação da indústria gaúcha”, destaca o superintendente do Sesi-RS, Juliano Colombo.

Após o agendamento com o Sesi, será feita uma triagem inicial com medição de temperatura e um histórico clínico de cada funcionário nos últimos 30 dias, por meio de um questionário voltado aos sintomas da Covid-19. Conforme as respostas e a avaliação clínica, os profissionais são encaminhados para testagem rápida, realizada por profissionais de saúde do Sesi-RS. Os demais retornam à atividade produtiva. Os casos sintomáticos e testados que forem negativos são afastados por sete dias e novamente testados ao fim deste período. Os positivos ficam isolados por até 14 dias, conforme orientação médica. Os testes rápidos aplicados levam em consideração o IgM e o IgG, que são anticorpos produzidos pelo corpo humano como defesa do organismo contra infecções por vírus ou outros agentes. A indústria recebe um relatório de testagem, atestado de afastamento dos trabalhadores e orientações gerais. O programa já está sendo realizado nas empresas e a previsão é que sejam alcançados mais de 100 mil trabalhadores.

No que se refere a valores, cada teste utilizado custará R$ 110,00 para as indústrias, enquanto a telemedicina custará R$26,00 por trabalhador atendido. Já o serviço de triagem clínica, bem como a aplicação dos testes pode variar, dependendo da logística, dias utilizados, quantidade de profissionais necessários e localidades, em média o custo dessa etapa do serviço fica em R$ 9,00 por trabalhador (para as indústrias), podendo sofrer pequenas variações conforme os itens descritos acima.

Para outros segmentos não enquadrados como indústria, os valores sofrem uma pequena alteração.

“As ações do Sesi são para que a empresa saiba fazer a gestão da situação, com prevenção, ajuda nos protocolos, diagnóstico e acompanhamento”, ressalta. "A iniciativa faz parte de um conjunto de ações que o Sesi-RS está desenvolvendo com enfoque nos cuidados com a saúde em tempos de pandemia”, lembra ele.

Mais informações podem ser obtidas com os profissionais:

Cristiane Ramos Soares – Agente de Relações com o Mercado, no telefone 54 99147 7721 ou e-mail: cristiane.ramos@fiergs.org.br;

Fonte: SESI