CIC CAXIAS E 25 SINDICATOS PATRONAIS ENDOSSAM PEDIDO DA FIERGS PELO ADIAMENTO DOS IMPOSTOS DE MARÇO
O Sindimadiera-RS, juntamente com a Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC Caxias) enviou correspondência ao governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, assinada também por 25 sindicatos patronais, endossando o pleito da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs) para a prorrogação dos vencimentos de impostos referentes ao mês de março para todos os setores da economia.

O Sindimadiera-RS, juntamente com a  Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC Caxias) enviou correspondência ao governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, assinada também por 25 sindicatos patronais, endossando o pleito da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs) para a prorrogação dos vencimentos de impostos referentes ao mês de março para todos os setores da economia. “A medida pode ser justificada pelas restrições das atividades produtivas da indústria e do comércio”, diz o documento, e por isso pede que os encargos tributários sejam ajustados à situação anormal como a que as empresas estão passando.

Além disso, a carta menciona que se a situação ficar ainda mais grave ou permanecer como está, o adiamento dos impostos também deverá ser aplicado nos compromissos fiscais do mês de abril. “É fato que as restrições de abertura e funcionamento reduziram drasticamente o faturamento de todas as empresas que precisam honrar o pagamento dos salários de seus funcionários. Além disso, a proibição ao comércio de vender produtos considerados não essenciais impacta na fabricação de itens do setor industrial do nosso estado”, ponderam as entidades empresariais ao governador.

Em outro ponto da correspondência, se posicionam favoráveis a que o comércio em geral trabalhe com 25% de seu efetivo, para não prejudicar ainda mais a economia. E, por fim, entendem que devam ser suspensas a cobrança de multas e demais encargos de dívidas tributárias já em execução.

De acordo com a CIC Caxias, as empresas e as entidades de classe empresariais estão fazendo tudo o que está ao seu alcance para combater a disseminação do coronavírus. Por meio da Campanha “Caxias Contra Covid-19”, foram arrecadados e adquiridos 430.264 itens hospitalares e R$ 1.114.014,83 em dinheiro, totalizando R$ 8.275.511,22, além de doações de cestas básicas. “Agora é a classe empresarial que precisa de ajuda para manter a população empregada, ocupada e em condições de prover o sustento de suas famílias”, diz o documento.

Fonte: Assessoria de Imprensa da CIC /Sindimadeira-RS