AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE ZONEAMENTO AMBIENTAL DA SILVICULTURA
O SINDIMADEIRA-RS, através de seu Presidente Leonardo De Zorzi, participou virtualmente da audiência pública sobre o Zoneamento Ambiental da Silvicultura, realizada no dia 02.08, promovida pela Comissão de Segurança, Serviços Públicos e Modernização do Estado, requerida pelos deputados Miguel Rossetto e Jeferson Fernandes ambos do PT.

O SINDIMADEIRA-RS, através de seu Presidente Leonardo De Zorzi, participou virtualmente da audiência pública sobre o Zoneamento Ambiental da Silvicultura, realizada no dia 02.08,    promovida pela Comissão de Segurança, Serviços Públicos e Modernização do Estado, requerida pelos deputados Miguel Rossetto e Jeferson Fernandes ambos do PT.

Nessa audiência, membros do governo apresentaram os consensos alcançados nas comissões técnicas do Conselho Estadual do Meio Ambiente, relacionados à atualização da proposta de zoneamento ambiental da silvicultura. O secretário-adjunto do Meio Ambiente e Infraestrutura, Marcelo Camardelli Rosa, revelou que, embora o tamanho e espaçamento entre os maciços florestais não sofrerão alterações no momento, a proposta permite a expansão do plantio com base na capacidade hídrica, com exceções em áreas próximas às bacias dos rios Sinos, Caí, Gravataí e na região de Santa Maria.

De acordo com o secretário-adjunto, essa abordagem baseada em critérios hídricos poderia potencialmente aumentar a área de silvicultura no Rio Grande do Sul em cerca de um milhão de hectares, além dos 935 mil hectares já plantados. Ele também esclareceu que o zoneamento não autoriza a ocupação de novas áreas, mas é o primeiro passo para o processo de licenciamento, que envolve diversas condicionantes.

A audiência contou com a participação de diversos deputados, incluindo a Deputada Delegada Nadine, Guilherme Pasin (Presidente da Frente Parlamentar da Indústria Moveleira), Marcus Vinícius, Elton Weber, Professor Cláudio Branchieri, entre outros. Também estiveram presentes representantes de entidades como Ageflor, Agef, Movergs, Fiergs, Fetag, Farsul e ONGs ambientais.

Enaltecemos a liderança do Deputado Carlos Búrigo, como Presidente da Frente Parlamentar da Silvicultura e de seu assessor parlamentar, o Engenheiro Florestal Rafael Ferreira, que merece destaque no contexto da audiência pública sobre o Zoneamento Ambiental da Silvicultura. A participação ativa e engajada na discussão desse tema demonstra um comprometimento com as questões relacionadas à silvicultura, ao meio ambiente e ao desenvolvimento sustentável no estado do Rio Grande do Sul.

Fonte: SINDIMADEIRA-RS