EMPRESÁRIOS E TÉCNICOS DA INDÚSTRIA MADEIREIRA DO RS REALIZAM VISITAS TÉCNICAS EM LAGES, DURANTE O CONGRESSO DO PINUS
Uns grupos de empresários e técnicos liderados pelo SINDIMADEIRA-RS e AGEFLOR realizaram nos dias 21 e 22 de Março de 2024, durante o Congresso do Pinus, uma série de visitas técnicas na cidade de Lages, em Santa Catarina.

O objetivo das visitas foi conhecer de perto as práticas e tecnologias utilizadas por empresas do setor na região.

Durante a visita, foram conhecidas as seguintes empresas:

Na Minusa Trator Peças Ltda., fomos recebidos pelos Senhores Erivon Cascaes, Alexandre Silva e Marco Aurélio Santos. A empresa é a maior fabricante de material rodante brasileira, sendo referência nos setores da construção civil, florestal, agrícola e mineração, fornecendo peças para uma ampla gama de máquinas.

Atualmente, com 30 filiais posicionadas estrategicamente em todo o território nacional, a Minusa é comprometida em entender as necessidades dos clientes, orgulhando-se de seu passado, mantendo-se forte no presente e preparada para o futuro como um símbolo da inovação brasileira.

Oferecendo uma linha abrangente de produtos, juntamente com sua divisão Forest, a Minusa desenvolveu o inovador Cabeçote Florestal Harvester H61: uma inovação com tecnologia genuinamente brasileira, que oferece mais produtividade e alta performance para o mercado consumidor florestal.

Reafirmando o compromisso com a excelência e inovação, as Correntes Flexíveis da Minusa garantem durabilidade, resistência e aderência ao solo aprimorada, minimizando o impacto ambiental e maximizando a eficiência em todas as operações, atendendo uma gama de equipamentos de alta performance como forwarders, harvesters, skidders e trator agrícola para operação florestal.

Esse avanço eleva a produtividade e o rendimento do trabalho, destacando-se como um diferencial ambientalmente consciente.

Na J DE SOUZA EQUIPAMENTOS FLORESTAIS Ltda., fomos recebidos pelos Senhores Engº Anderson de Souza, Diretor da empresa; Vinícius Oliveira e Wanessa Cesar da área comercial.   Fundada pelo projetista mecânico e bacharel em economia, Sr. João de Souza, inicialmente a empresa atuou como prestadora de serviços de torno e solda para os setores agrícola, florestal e industrial da Serra Catarinense. Durante alguns anos a empresa agregou também a fabricação de máquinas sob encomenda para floresta, agricultura e indústria, além da fabricação de engrenagens. A partir do início da década de noventa, impulsionada pelo grande número de empresas ligadas ao setor de base florestal existentes na região de Lages e pela necessidade de mecanização da atividade florestal, iniciou a fabricação de equipamentos florestais de forma contínua, e desde então tornou-se a única a atividade da companhia.

Durante todo esse período a J de Souza passou por importantes transformações, visando a qualidade dos produtos, do atendimento e do suporte ao cliente. Em 1997 a primeira máquina CNC foi incorporada ao processo fabril, e hoje estas dominam a fábrica, em 2012 o primeiro robô e em 2013 obteve a Certificação ISO 9001-2008. Em 2016 a empresa conquistou a Certificação ISO 9001, versão 2015.

Fonte: SINDIMADEIRA-RS