Assembleia Legislativa instala Frente Parlamentar da Silvicultura

O presidente em exercício da Assembleia Legislativa, deputado Adilson Troca (PSDB), instalou na manhã desta quarta-feira (23) a Frente Parlamentar da Silvicultura, que será presidida pelo deputado Elton Weber (PSB). O SINDIMADEIRA-RS esteve presente com uma comitiva de 20 pessoas. A cerimônia, que ocorreu no Salão Júlio de Castilhos, reuniu representantes de órgãos governamentais, de entidades da sociedade civil e do segmento da silvicultura no Rio Grande do Sul. “Nosso objetivo não é ditar regras, mas ser um elo no Legislativo para acompanhar o desenvolvimento do setor. Nosso Norte é o tripé ambientalmente correto, socialmente justo e economicamente viável”, sintetizou Weber.

Segundo o deputado, a cadeia produtiva de base florestal no Rio Grande do Sul responde por 326 mil empregos diretos e indiretos, abrange cerca de três mil pequenas, médias e grandes empresas, conta com 420 estabelecimentos voltados à produção de papel, além de duas indústrias químicas que atuam no segmento. “Queremos colaborar para que o setor dê prosseguimento a tudo o que vem sendo realizado, atuando, especialmente, na desburocratização de questões que não dialogam com a preservação do meio ambiente”, frisou.

Representando a Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs), Serafim Quissini também defendeu a desburocratização de procedimentos para atender, especialmente, os pequenos plantadores. “Muitas vezes, os pequenos produtores descartam a atividade em função de entraves burocráticos”, apontou.

Visibilidade
O presidente da Associação Gaúcha de Empresas Florestais (Ageflor), Diogo Leuck, acredita que a Frente Parlamentar dará visibilidade ao setor, contribuindo para informar a sociedade e desconstituir mitos em relação à silvicultura. Um deles diz respeito à questão da degradação ambiental. “Para cada hectare plantado, um hectare de floresta nativa é preservado. Além de ajudar a preservar, a silvicultura é uma das atividades agrícolas que menos usa defensivos e uma das mais certificadas. No Rio Grande do Sul, 62% das florestas plantadas têm certificação internacional contra 22% no resto do País”, revelou.

Ele defendeu ainda a aprovação do Projeto de Lei 145/2016, que estabelece a Política Estadual para Florestas Plantadas. “O projeto não flexibiliza, mas desburocratiza a atividade”, enfatizou.

Já o presidente da Federação dos Trabalhadores da Agricultura no Rio Grande do Sul, Carlos Joel da Silva, ressaltou a importância da atividade para geração de renda na agricultura familiar. “Precisamos desengessar o setor, que gera empregos e renda, e colaborar para que o Estado saia da crise”, salientou.

O secretário do Desenvolvimento Rural, Tarcísio Minetto, representando o governador do Estado, José Ivo Sartori, lembrou que a aprovação do PL 145/2016 é o primeiro passo para fomentar o setor e enfrentar os gargalos que dificultam a atividade. Ele lembrou que a proposta apresentada pelo Executivo é o resultado de discussões que ocorrem desde 2008 e representa um esforço integrado de vários órgãos governamentais.

A cerimônia de instalação da Frente Parlamentar da Silvicultura foi acompanhada pelos deputados Vinícius Ribeiro (PDT), Any Ortiz (PPS), Liziane Bayer (PSB) e Regina Becker Fortunatti (Rede), além de representantes da Fiergs, Fetag, Farsul, Ageflor, Sindimadeira, Amigos da Florestas, Secretaria da Agricultura, Secretaria do Desenvolvimento Rural e Secretaria do Meio Ambiente.

Fonte: AL/SINDIMADEIRA RS