Governador anuncia Marjorie Kauffmann como presidente da FEPAM
Considerada uma das instituições-chave do governo do Estado pela responsabilidade de todos os licenciamentos ambientais do Rio Grande do Sul, a Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) tem nova direção. O governador Eduardo Leite anunciou, nes
Considerada uma das instituições-chave do governo do Estado pela responsabilidade de todos os licenciamentos ambientais do Rio Grande do Sul, a Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) tem nova direção. O governador Eduardo Leite anunciou, nesta segunda-feira (25), que a engenheira florestal Marjorie Kauffmann passa a presidir o órgão.
“A recuperação econômica do RS passa pela Fepam. A Marjorie, como técnica, terá o papel de desenvolver mecanismos para que o respeito ao meio ambiente não signifique entrave ao desenvolvimento”, afirmou o governador. É nesse sentido, destacou Leite, que a pasta a qual está vinculada a Fepam passou a se chamar, na sua gestão, Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura.
“Precisamos identificar e acabar com processos desnecessários, investir em tecnologia e valorizar aquelas empresas que sempre tiveram boas práticas ambientais, facilitando os trâmites para elas, tal e qual o programa de Bom Motorista”, acrescentou o governador.
Graduada pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), mestre em Ambiente e Desenvolvimento pela Univates, doutora em Geociências pela Unicamp e pós-doutora também pela Univates, Marjorie iniciou sua carreira na Fepam.
Depois de passar uma temporada trabalhando em Tocantins, voltou para Lajeado, sua cidade natal, onde, além de sócia-proprietária de uma assessoria na área de licenciamento ambiental, assumiu o cargo de diretora da Secretaria Municipal do Meio Ambiente.
Na prefeitura, Marjorie conta que uma de suas principais contribuições foi ter analisado o fluxo de processos ambientais e conseguido minimizar os entraves, dando celeridade aos procedimentos. “Agora, à frente da Fepam, o desafio é ainda maior e terei como principal meta dar agilidade aos licenciamentos sem colocar em risco o meio ambiente”, afirmou Marjorie.
Foto: Itamar Aguiar/ Palácio Piratini