30/07/2024 Geral

NO PICO DAS ENCHENTES, INDÚSTRIA ATINGIU QUEDA DE 87% NAS VENDAS

Em boletim setorial, Secretaria da Fazenda dimensiona impacto das cheias na atividade econômica do Estado a Secretaria da Fazenda (Sefaz).

30 de Julho de 2024 - Publicado às 10:09

Em boletim setorial, Secretaria da Fazenda dimensiona impacto das cheias na atividade econômica do Estado a Secretaria da Fazenda (Sefaz), por meio da Receita Estadual, divulgou nesta semana os indicadores de desempenho econômico da indústria, varejo e atacado do Estado durante o mês de maio, período fortemente afetado pelas enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul. Com base nas informações das notas fiscais eletrônicas e nas guias de arrecadação do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), os dados revelam a magnitude do revés econômico causado pelo evento climático, refletido na queda de arrecadação do Estado. O boletim está publicado na edição da especial revista RS 360, disponível no site Receita.doc.

De acordo com o levantamento, a queda mais expressiva do volume financeiro de vendas foi registrada no setor industrial. O declínio das transações comerciais atingiu o pico de 87% entre os dias 10 e 17 de maio, na comparação com a mesma semana do mês anterior. Em relação a maio de 2023, o acumulado do mês registrou um recuo de 27% nas comercializações - índice que frustrou o setor que vinha demonstrando tendência de recuperação em abril, após uma série de quedas no fluxo comercial. Na visão trimestral, comparando o desempenho de março, abril e maio com os meses imediatamente anteriores, a queda foi de 11,3%. Para saber mais acesse: https://fazenda.rs.gov.br/conteudo/19869/no-pico-das-enchentes%2c-industria-atingiu-queda-de-87-nas-vendas

 Foto: Kelin Ströher/Ascom Sefaz

 Fonte: Ascom/Sefaz