REUNIÃO COM O MINISTRO DO MEIO AMBIENTE
Por ocasião da vinda do Ministro do Meio Ambiente, Sr. Joaquim Leite à Caxias do Sul, a Diretoria do SINDIMADEIRA-RS participou de uma reunião promovida pela Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul, onde foi entregue um documento de
Por ocasião da vinda do Ministro do Meio Ambiente, Sr. Joaquim Leite à Caxias do Sul, a Diretoria do SINDIMADEIRA-RS participou de uma reunião promovida pela Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul, onde foi entregue um documento demonstrando uma preocupação dos empresários e poderes públicos municipais da Serra Gaúcha, que trata da manutenção das atividades agrossilvipastoris nos campos de altitude. Ocorre que nesta região, que atinge os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, incide a legislação da Mata Atlântica e devido a uma interpretação equivocada por parte de órgãos de fiscalização que consideraram esta vegetação como nativa e não consolidada, diferentemente das prerrogativas do Código Florestal Brasileiro. E isto tem gerado insegurança jurídica para silvicultores, agricultores e demais produtores rurais, causando a paralisação de investimentos e expansão das suas atividades, que hoje representam a matriz econômica destes municípios. No documento foram sugeridos alguns caminhos para resolução deste problema.
Créditos: Severino Schiavo
Na foto da esquerda para direita Marcos Aguzzoli, Prefeito Municipal de São Francisco de Paula; Serafim Quissini Presidente do Sindimadeira-RS; Luis Carlos Heinze, Senador da República; Moacir Bueno da Silva, Diretor Executivo do Sindimadeira-RS; Joaquim Leite, Ministro do Meio Ambiente, Valdir Garcia, empresário do setor madeireiro; Adiló Didomenico, Prefeito Municipal de Caxias do Sul e a assessora do Ministro.