SÃO FRANCISCO DE PAULA LANÇA PROJETO UM MILHÃO DE ARAUCÁRIAS EM 50 ANOS
Durante a realização do Seminário Gaúcho de Silvicultura, foi anunciando um projeto ambicioso da Prefeitura de São Francisco. Um milhão de araucárias em 50 anos que vai pagar um valor anual para que silvicultores plantarem a espécie que está em Per
Durante a realização do Seminário Gaúcho de Silvicultura, foi anunciando um projeto ambicioso da Prefeitura de São Francisco. “Um milhão de araucárias em 50 anos” que vai pagar um valor anual para que silvicultores plantarem a espécie que está em Perigo de Extinção, segundo a União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais (IUCN).
Na região dos Campos de Cima da Serra a araucária é responsável pelo contorno mais característico no horizonte. A paisagem típica, conversa com os bosques desta árvore que é considerada uma das mais antigas espécies vegetais existentes na Terra, datando 200 milhões de anos. O pinhão, semente da araucária, também possui uma grande relevância cultural como insumo gastronômico em toda a região. Por isso, botar em prática um projeto para preservar e ampliar a área coberta com araucárias é tão importante para a preservação deste banco genético vegetal e para a proteção da cultura local que permeia a espécie.
Parte importante da iniciativa é o subsídio anual, que será pago durante 10 anos, por unidade da espécie plantada. O projeto de lei está tramitando na Câmara de Vereadores. Os silvicultores também receberão certificação que viabilizará a exploração econômica de parte dessas árvores, com a colheita do pinhão e inclusive uso da madeira, reintegrando a espécie em um ciclo econômico e ainda assim sustentável.
É o conceito “conservar pelo uso” que é defendido pelo pesquisador Ivar Wendling, da Embrapa Florestas. “Mesmo com árvores sendo cortadas para usar a madeira, por exemplo, o interesse pela espécie pode crescer tanto que, em pouco tempo, a espécie provavelmente não vai mais estar ameaçada de extinção”, acredita Wendling. Na foto da esquerda para direita Paulo Francisco Heineck, Assessor especial do Gabinete, Michele Knob Koch, Secretária Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade e o Prefeito Municipal de São Francisco de Paula, Marcos Aguzzoli.
Crédito: Álvaro Bueno